NOSSA HISTÓRIA
aLeda difundiu uma nova forma de consumir cigarros enrolados mundialmente. O lançamento da primeira seda de celulose levou o lifestyle brasileiro para mais de 50 países no seu primeiro ano. Não é a toa que ‘Leda’’ virou sinônimo de seda no Brasil.
2006
O INÍCIO
Em 2006, Renato Volonghi descobriu a possibilidade de enrolar e fumar cigarros na folha de celulose, uma matéria-prima abundante na natureza presente no algodão e utilizada para produzir papel.
Confiando na intuição, ele vendeu seu carro e começou a produzir as primeiras folhas de celuloses a serem comercializadas no mundo. Em maio do mesmo ano, visitou as bancas da Avenida Paulista em busca de clientes.
Na primeira semana de vendas, recebeu pedidos de todo o Brasil. Em dezembro, encomendou 35 toneladas de matéria prima para fabricar 6 milhões de livretos da seda transparente.
O seu sucesso foi consagrado com o prêmio de 3º Melhor Produto na Cannabis Cup de 2006, em Amsterdã.

2007
FEBRE MUNDIAL
aLeda é comercializada em mais de 50 países e a celulose virou febre mundial. Renato e seus sócios passaram a viajar pelo mundo, levando a marca e o lifestyle para novos públicos por meio de estandes em festas, shows e festivais de música na Europa, como a turnê do The Meteors e o Boom Festival. No mesmo ano, marcamos presença em feiras canábicas internacionais e conquistamos o prêmio de Melhor Produto na High Life em Barcelona.
O sucesso foi tão grande que a celulose se tornou protagonista de uma matéria exclusiva da Revista Piauí, que narra a trajetória do produto e ressalta a aLeda como a primeira marca canábica do Brasil e uma potência econômica para o país.

2008
HOLLYWOOD
Renato soube por um amigo que a icônica celulose de embalagem verde da aLeda aparece no filme Reis da Rua, estrelado por Keanu Reeves. Na cena, o ator está no caixa de um estabelecimento, comprando um item, enquanto a clássica aLeda faz uma aparição sutil, mas marcante.

2010
SEDA DE PAPEL 🇧🇷? TEM TAMBÉM
Ao perceber que muitas pessoas ainda preferiam o papel convencional, Renato decidiu expandir o portfólio e apostar nas tradicionais sedas. Assim nasceu aLeda White, a primeira seda originalmente brasileira.
2011
ALEDA & ROSAS DE OURO
aLeda fez história sendo a primeira marca do mercado canábico a participar do Carnaval e patrocinar uma escola de samba. A bateria da Rosas de Ouro brilhou em todos os ensaios, uniformizada de aLeda, em uma parceria de sucesso que durou três anos.
Confira o vídeo "O Reino de aLeda" no Youtube:
2012
E A GENTE JÁ FAZIA COLLAB
Neste ano, aLeda foi pioneira ao lançar linhas de sedas em collab com artistas, como Mr. Catra e Marcelo D2. Uma tendência criada pela marca e que até hoje é reproduzida no segmento.

2015
ALEDA & COALA
aLeda apoiou a 2ª edição do Coala Festival em São Paulo, apresentando Marcelo D2 como atração principal. Para comemorar em grande estilo, lançamos a seda oficial da edição.
2016
AS NOVAS ALEDAS
Lançamento da linha tradicional de sedas aLeda: Ouro, Prata e Classic. Esses produtos marcaram a época e já estão no mercado há quase 10 anos. Essa linha abriu o caminho para a evolução da marca, dando espaço a uma nova geração de produtos.
2018
CHEGAM OS CONES E OS FILTROS
aLeda Blunt Cone e os Filtros aLeda chegam para ampliar a família. Um cone herbal pré-enrolado livre de tabaco, ideal para os que apreciam praticidade e um leve sabor herbal no fumo e 3 tipos de Filtros (Slim Extra Longo, Slim Classic e o Slim Classic Biodegradável) para todos os gostos.

2020
NOVO PRODUTO E PANDEMIA
O portfólio da marca cresceu novamente com a chegada de outro produto: as Piteiras de Papel aLeda.
Durante a pandemia, a aLeda reafirmou seu compromisso com a cultura, apoiando lives de bandas e artistas independentes e fortalecendo a cena em um momento desafiador.
Confira a Live do Planta e Raiz realizada na pandemia no Youtube:
2021
A FAMÍILIA CRESCE
Piteiras de vidro são o hype do momento e a aLeda chega chegando com sua versão de 0.6mm e 0.7mm.

2023
NOVA ERA
A casa abriu as portas para novos talentos e expandiu um setor estratégico: o marketing. Com muita vontade de fazer acontecer, a equipe trabalhou em grandes novidades para os próximos anos.
A aLeda fez história como Patrocinadora Master da primeira edição da ExpoCannabis Brasil, que rapidamente se tornou a maior feira canábica da América Latina. No mesmo ano, também marcamos presença pela primeira vez na ExpoCannabis Uruguai e na Mary Jane, em Berlim, ampliando ainda mais nossa presença no cenário global.
2024
QUE ANO!
Em julho, aLeda completou 18 anos com uma festa de aniversário bombástica, para mais de 600 pessoas, no coração de São Paulo. No evento, lançamos um Manifesto e um Mini Documentário mostrando ao público onde já estivemos e onde queremos chegar.
Retomamos a parceria com o Coala Festival, após quase uma década, com o lançamento da aLeda Pop-Up Store: a primeira máquina de venda automática do mercado canábico no Brasil e a celulose oficial do evento.
Em novembro, tivemos uma participação épica na segunda edição da ExpoCannabis Brasil. Nosso estande de 120m² foi palco de momentos inesquecíveis, incluindo tardes de autógrafos com a lendária Rainha do Haxixe, Mila Jansen no nosso coffeeshop.
No horário sagrado, trouxemos atrações de peso. E, para fechar com chave de ouro, fomos eleitos Marca Favorita do Público, coroando um ano de grandes transformações para a aLeda.
